Páginas

E se eu morresse amanhã?

segunda-feira, 11 de julho de 2011.
Todos que gostam de poesia já devem ter ouvido falar nesse poema de Álvares de Azevedo, mas essa questão chegou a minha cabeça depois que eu vi uma serie muito boa chamada six feet under (a sete palmos) onde mostra como cada um enfrenta a morte no seu dia a dia, e o último episódio que eu vi o irmão de um dos personagens morre inexplicavelmente. Ai após o meu momento chororô (pois era o irmão do cara que faz Dexter e ele estava chorando muito) eu fui dormir com isso na cabeça, quem iria sentir a minha falta?

Não com esse sentimento dramático que ninguém me ama, mas realmente quem sentiria? E como demonstrariam isso? Será que iriam ficar pensando nos momentos em que eu estava junto com eles? Será que pensariam em mim como a maluca viciada em crepúsculo e em vampiros? Será que se lembrariam apenas que eu era a CDF bobinha que ajudava a todos na escola? Que professores lembrariam de mim? Como meus parentes reagiriam? Será que alguém da família do meu pai teria alguma lembrança minha? Será que algum amigo meu iria aparecer? Tirando algumas pessoas que eu posso contar nos dedos, mais alguém iria me surpreender? Quem falaria sobre mim? O que eles têm pra falar sobre mim?

São muitas perguntas que eu gostaria de respostas, mas sei que nunca vou saber, eu não pensei nisso como demonstrar como sou triste ou como poucas pessoas pensam em mim, foi a penas uma curiosidade muito grande de saber o que aconteceria se eu morresse amanhã.

Após esse momento vamos ao poema:
Se eu morresse amanhã

Se eu morresse amanhã, viria ao menos
Fechar meus olhos minha triste irmã;
Minha mãe de saudades morreria
Se eu morresse amanhã!

Quanta glória pressinto em meu futuro!
Que aurora de porvir e que manhã!
Eu perdera chorando essas coroas
Se eu morresse amanhã!

Que sol! que céu azul! que doce n'alva
Acorda a natureza mais louçã!
Não me batera tanto amor no peito
Se eu morresse amanhã!

Mas essa dor da vida que devora
A ânsia de glória, o dolorido afã...
A dor no peito emudecera ao menos
Se eu morresse amanhã!